Ministério da Saúde Anuncia Investimento em Tratamento Oncológico
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (29) um investimento de R$ 142,3 milhões para a aquisição de novos equipamentos que visam fortalecer o tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida faz parte do programa “Agora Tem Especialistas” e beneficiará especialmente as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, historicamente carentes em serviços oncológicos.
Novos Equipamentos para Tratamento Oncológico
O investimento contemplará a aquisição de dezesseis equipamentos, entre eles aceleradores lineares e tomógrafos, que irão beneficiar nove estados brasileiros. O Paraná, por exemplo, receberá um acelerador linear com um investimento de R$ 10,3 milhões, destinado à União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer. Durante a visita à unidade, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, esteve presente.
Distribuição dos Equipamentos
De acordo com a seleção feita pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), a distribuição dos recursos será a seguinte: 13 aceleradores lineares para os estados de Pernambuco (2), Goiás (1), Paraíba (1), Ceará (1), São Paulo (5), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Paraná (1). Além disso, três tomógrafos serão alocados no Rio de Janeiro (1), Ceará (1) e São Paulo (1). Estes equipamentos começarão a operar no próximo ano.
Ampliação do Acesso à Radioterapia
Até 2026, o programa “Agora Tem Especialistas” irá destinar 121 aceleradores lineares em todo o Brasil, ampliando o acesso à radioterapia para 84,7 mil novos pacientes anualmente. Até o momento, 12 desses equipamentos já foram entregues em cinco estados: Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Piauí.
Iniciativas do Programa “Agora Tem Especialistas”
Para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o programa mobiliza a rede de saúde pública e privada. Além da aquisição desses novos equipamentos, iniciativa inclui a criação do Super Centro de Diagnóstico do Câncer. Dentre as ações já implementadas, estão o início de atendimentos por um hospital de plano de saúde em Recife, mutirões em hospitais públicos e a ampliação de turnos de atendimento. O programa também prevê a distribuição de 3 mil kits de telessaúde para as Unidades Básicas de Saúde e a publicação de editais para expandir a oferta de Núcleos de Telessaúde em todo o país.
Fonte: Ministério da Saúde
