A Prefeitura de São José dos Pinhais, em uma iniciativa voltada para a sustentabilidade e a economia circular, anunciou uma parceria com a empresa Horse Technologies para a doação de 100 cobertores ecológicos. Os itens serão destinados a moradores atendidos pelos programas da Secretaria de Assistência Social (Semas) do município.
Produção Sustentável
Os cobertores foram confeccionados a partir da reciclagem de uniformes antigos da Horse Technologies. Esta ação faz parte da estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) da empresa, que prioriza impactos positivos para a comunidade e o meio ambiente. A entrega simbólica dos cobertores ocorreu durante a visita da prefeita Nina Singer à unidade da empresa em São José dos Pinhais, que marcou a primeira visita oficial da equipe de governo às instalações.
“Esse é mais um exemplo concreto de como a parceria entre poder público e iniciativa privada pode transformar práticas sustentáveis em ações sociais de impacto. Esses cobertores chegam em boa hora para quem mais precisa”, destacou a prefeita Nina Singer.
Iniciativa Coletiva
Os colaboradores da Horse Technologies participaram do processo de produção dos cobertores, devolvendo seus uniformes antigos durante a transição para novos modelos. Após um processo completo de reciclagem, esses materiais foram convertidos em cobertores para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social.
Segundo Giuliano Eichmann, diretor de operações da Horse Brasil, essa ação inicial representa apenas o começo de um comprometimento mais amplo com a comunidade.
“Queremos contribuir com a comunidade em outras frentes, levando bem-estar, conhecimento e cuidado com as pessoas. A doação dos cobertores é o marco inicial de outras ações sociais que serão realizadas no município”, afirmou Eichmann.
Visita Institucional e Expansão
Durante a visita, além da prefeita Nina Singer, o vice-prefeito Delegado Michel e outros secretários municipais, como Abílio Alves (Assistência Social) e Carolina Pineli (Comunicação), puderam conhecer as linhas de produção de motores da Horse e o projeto de expansão da unidade. Este projeto inclui a inauguração de uma nova operação de injeção de alumínio prevista para o segundo semestre de 2026.
A unidade da Horse Technologies em São José dos Pinhais já produziu mais de 5 milhões de motores para o Brasil e América Latina. Com um total de 730 colaboradores, a planta conta ainda com laboratórios de testes de emissões e um centro de pesquisa e desenvolvimento focado em tecnologia flexfuel. Nos últimos dois anos, a empresa investiu R$ 300 milhões no Brasil.


Essa ação representa um avanço significativo na colaboração entre o setor público e a iniciativa privada em busca de soluções sustentáveis e sociais na região.
