O ex-ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, criticou a recente decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, qualificando a medida como uma “agressão política” ao Brasil. Durante entrevista à CNN, Nunes argumentou que a ação não apresenta justificativa econômica.
Decisão Imposta pelo Presidente Americano
De acordo com Nunes, a determinação do presidente americano, Donald Trump, reflete uma aliança político-ideológica entre a extrema direita dos Estados Unidos e do Brasil. “Isso é essencialmente o que está em jogo. Economicamente, nada justifica essa atitude”, afirmou.
Críticas à Subserviência
O ex-chanceler também criticou a postura de setores brasileiros que defendem uma relação mais subserviente com os Estados Unidos. Ele questionou a posição dos bolsonaristas que sugerem a saída do Brasil do BRICS, uma plataforma internacional significativa. “Esses segmentos consideram que o Brasil deveria abandonar uma atuação política exterior importante, onde estão representados países que constituem uma boa parte da humanidade”, disse.
Nunes ressaltou a tradição diplomática do Brasil, que mantém embaixadas em países como os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Para ele, essa postura de independência é incômoda para certos grupos dentro da política americana. “O Brasil, mesmo não sendo uma grande potência, é um país relevante em vários temas decisivos para a vida internacional, como questões climáticas, e não se submete às ordens do presidente americano”, declarou.
A Relação com o Bolsonarismo
Nunes finalizou seu raciocínio ao afirmar que a visão dos apoiadores de Bolsonaro, que combina subserviência ao imperialismo, é preocupante. “Essa visão une a fome com a vontade de comer, resultando em uma relação de vassalagem em relação à administração Trump”, concluiu.
