A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou um mutirão gratuito de vacinação antirrábica, promovido pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). A ação vacinou cerca de 300 animais, entre cães e gatos, com o intuito de aumentar a cobertura vacinal no município.
Objetivo da Iniciativa
De acordo com a equipe da UVZ, a principal meta do mutirão foi reforçar a prevenção contra a raiva, uma doença viral letal que pode ser transmitida de animais para humanos. “Embora nossa região seja considerada livre da raiva canina, o Ministério da Saúde alerta sobre a possibilidade de transmissão do vírus por morcegos, especialmente em áreas urbanas. Esses mamíferos podem infectar cães e gatos, que, por sua vez, podem transmitir a doença aos humanos”, explicou Edite Rocha, chefe da UVZ.
Orientações Importantes
A UVZ também anunciou que receberá, em breve, mais doses da vacina fornecidas pelo Governo do Estado. Enquanto isso, os tutores de animais são orientados a:
- Nunca tocar em morcegos, vivos ou mortos;
- Caso encontre um morcego em casa, cobri-lo com um balde ou caixa virada para baixo e acionar imediatamente a UVZ;
- Procurar a unidade de saúde mais próxima se houver contato direto com o animal;
- Levar em consideração que, conforme a Lei Federal 9.605/98, os morcegos são animais silvestres protegidos por lei e não devem ser feridos ou mortos.
Importância da Vacinação
A raiva é uma doença que pode infectar tanto animais selvagens quanto domésticos, sendo transmitida às pessoas pelo contato com a saliva infectada, por meio de mordidas ou arranhões. A vacinação é a única forma eficaz de manter os pets saudáveis e prevenir a raiva, que pode ser fatal tanto para animais quanto para humanos.
O post Mutirão de vacinação antirrábica de São José dos Pinhais imunizou cerca de 300 animais apareceu primeiro em Prefeitura de São José dos Pinhais.
