in

Moradores do Pequeno Cotolengo tomam banho de mar em cadeiras de rodas adaptadas

Dez cadeirantes moradores do Pequeno Cotolengo tiveram a oportunidade de entrar no mar em um momento de muita diversão nessa última quarta-feira.

O banho de mar inclusivo aconteceu no Balneário de Santa Terezinha, localizado no litoral do Paraná, que recebe todos os anos os moradores do Pequeno Cotolengo, instituição de caridade de Curitiba, que acolhe, oferece saúde e educação a pessoas com deficiências múltiplas.

O Projeto Praia Acessível é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), e possibilita à pessoa com deficiência o acesso ao banho de mar, de forma digna e segura, graças às Cadeiras Anfíbias.

O equipamento possui rodas especiais que permite o deslocamento na areia e no mar, além de cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés. As cadeiras são flutuantes e aguentam até 120 Kg. Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura.

As cadeiras ficam em vários pontos do litoral paranaense à disposição de pessoas com deficiência que queiram visitar as praias e ter acesso mais próximo à água. O projeto também inclui socioeducadores, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.

O passeio até a praia é mais que um momento de alegria e descontração para os moradores do Pequeno Cotolengo, é também uma importante ferramenta de inclusão social.

O Pequeno Cotolengo

O Pequeno Cotolengo Paranaense oferece acolhimento, saúde e educação para pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de todas as idades que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco.  Hoje são 200 moradores que encontraram na instituição o conforto, os cuidados e a qualidade de vida que merecem. O Pequeno Cotolengo foi eleito, pelo segundo ano consecutivo como uma das 100 Melhores ONG’s do Brasil.

Cassio Ferreira

Written by Cassio Ferreira

"Quando a intenção é verdadeira, o universo conspira a favor."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hoje é dia de comer pizza ou hambúrguer a 1 real no Batel

Disney On Ice terá apresentações em Curitiba